RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Apresentação

 

A Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) foi criada em 1991, pela fusão das publicações Revista da Associação Médica de Minas Gerais (1949-1986) e Anais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1929-1987), objetivando fomentar a divulgação do conhecimento, experimentação e aferição de tecnologias, atualização e reciclagem na temática médica e demais ciências da saúde.


É o veículo oficial de difusão de informação científica em ciências da saúde dos órgãos de classe, escolas e cooperativa médica de Minas Gerais: Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina-MG (CRM-MG), Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG); Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), e  UNIMED-BH, instituições que a mantém.


Encontra-se em seu 26º volume, com periodicidade continuada, com publicação online (acesso aberto), bilíngue (português/inglês), possuindo as seções: Artigos Originais (pesquisa), Atualização Terapêutica, Revisões, Relatos de Caso, Educação Médica, História da Medicina, Imagem, Comentários, Carta ao Editor.
 

Entre seus objetivos potencializa-se o de possibilitar e incentivar o intercâmbio e a divulgação do conhecimento médico produzido no Estado de Minas Gerais e outras regiões, constituindo-se em veículo de interação interinstitucional nos âmbitos regional, nacional e internacional, contribuindo para a atualização, a educação permanente, a divulgação e difusão do conhecimento médico, por meio de um esforço conjunto das instituições envolvidas.


Encontra-se indexada nas bases de dados LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; PERIÓDICA - Índice de Revistas Latino-americanas e LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe y Portugal. 
 

A RMMG adota como padrão de normalização o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (URM), do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE ), disponível em: <http://www.icmje.org/>,  em português: http://www.icmje.org/recommendations/translations/portuguese_1999.pdf.


A submissão de manuscritos é feito por meio do Sistema de Gestão de Periódicos-SGP disponível no site da publicação   na aba SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS, no item Submissão online SGP < http://www.sgponline.com.br/rmmg/sgp/?idioma=Portugu%EAs>.
 

Os manuscritos submetidos são encaminhados para o fluxo de avaliação e arbitragem pelos pares (peer review), em sistema duplo cego, garantindo a qualidade e a imparcialidade na escolha dos trabalhos a serem publicados. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação por dois revisores indicados pelos editores associados ou membros do conselho editorial e ainda a colaboração de revisores ad hoc. A publicação dos manuscritos se dá em conformidade com a cronologia de recebimento dos manuscritos em suas diversas seções.


A RMMG tem como metas para os próximos volumes:
- aumentar o número de artigos, sobretudo originais;
- alterar a periodicidade da revista para bimestral;
- progressivamente aumentar o fator de impacto da revista;
- aumentar a visibilidade da publicação por meio da indexação em bases de dados nacionais e internacionais como: SCIELO, SCOPUS, PUBMED, EMBASE, entre outas;
- implementar programas de capacitação de autores.     

 

Maria Piedade Fernandes Ribeiro Leite
                   Editor Administrativo