RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 22. 3

Voltar ao Sumário

Editorial

Mensagem do editor

Enio Roberto Pietra Pedroso

 

MENSAGEM DO EDITOR

Este novo número da revista Médica de Minas Gerais apresenta vários aspectos de importância atual na relação saúde-doença, que incitam especial reflexão sobre o papel da Medicina e dos médicos para o cuidar das pessoas e o benefício que podem determinar sobre a qualidade de vida.

São pontuados assuntos que vao desde doenças genéticas; acidentes de trânsito e violência urbana; situação entomológica e riscos de dengue; ferroprivação e suas consequências sobre o metabolismo e o desenvolvimento; as infecções hospitalares e suas correlações com a sobrevida de pacientes submetidos às técnicas especiais realizadas em ambiente de alta complexidade; a adolescência e sua relação com a percepção corporal e a gravidez; homicídios e consumo de drogas; conhecimento de estudantes de Medicina sobre a avaliação curricular no processo seletivo da residência médica; além de vários temas correlatos.

Todos os assuntos são discutidos de forma a provocar a atenção e alerta para a essência e a influência do comportamento humano sobre o processo de adoecimento; sobre como a sociedade se organiza e determina riscos que implicam impedir a vida com plenitude. São temas polêmicos, de grande impacto e que atraem em sua leitura inicial, pela interpenetração com toda a estrutura da sociedade.

A Revista Médica de Minas Gerais continua em seu propósito de contribuir com ampla visão sobre os temas que preocupam a contemporaneidade e incitam à busca de alternativas para a obtenção de qualidade de vida que associe humanismo e senso humanitário ao desenvolvimento espetacular tecnológico que acompanha a evolução humana.

Tomara que o impacto dessas discussões permita aos leitores a consciência do valor da singularidade de cada um na interferência sobre a complexidade da sociedade humana. Várias são as oportunidades para ampliar o conhecimento e a reflexão sobre o que cada um poderá realizar em seu trabalho diário, no sentido de ampliar seu papel na tarefa de assessorar as pessoas numa vida de bem-estar que todos perseguem e merecem.

 

Enio Roberto Pietra Pedroso
Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Editor Geral da Revista Médica de Minas Gerais.