RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 25. 3 DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20150063

Voltar ao Sumário

Editorial

Carta aos estudantes e médicos

Letter to students and doctors

Enio Roberto Pietra Pedroso

 

No princípio deste ano, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais recebeu o Prof. Celmo Celeno Porto, seu ex-aluno, graduado em 1958, na XXX turma, com excepcional contribuição didático-pedagógica na área da relação humana e Semiologia Médica, para participar de Banca Examinadora para Concurso de Professor Titular do Departamento de Clínica Médica, em que uma das prioridades do processo dessa avaliação era promover a discussão sobre qual o rumo da Clínica Médica não apenas como especialidade médica, mas como ideologia sustentadora da formação e da prática de médicos humanistas e humanitários, sensíveis e sensibilizados para a promoção do bem-estar solidário e equânime, que todos almejam e merecem, essência da paz individual e social.

O Prof. Celmo é dos baluartes brasileiros da defesa intransigente da Medicina que se mantém ávida em busca da relação médico-paciente cuidadosa com a anamnese da vida; do exame da consciência individual e coletiva, que reconhece o fundamento do autoconhecimento como alavanca para o entendimento da verdade e mentira, responsabilidade e descuido, humildade e arrogância, tolerância e prepotência, que acompanham a trajetória humana em busca de seu processo de desenvolvimento; e entendimento da realidade da sua existência.

A prática da Medicina e a vida do médico apresentam trajetórias críticas neste momento da história brasileira, de grande desafio, em que a aparência e o virtual sobressaem ao que é e suplantam a contemplação atemporal e delicada, que permite penetrar o aparente indevassável espírito humano; e impulsiona a transformação transgressora, invejável no espírito humano e que marca a ousadia para caminhos de paz.

A luta do Prof. Celmo para oferecer alertas para a superação humana em busca da formação médica ampla e atenta, em que o médico é por si a propedêutica e a terapêutica, capaz de responder às necessidades de cada pessoa para a vida de bem-estar, fez com que a Revista Médica de Minas Gerais pedisse a sua participação nesse processo psicopedagógico de promover a discussão sobre os caminhos do médico como agente social e individual, essencial para o encontro da pessoa consigo e com sua família e a sociedade, capaz de encontrar na encruzilhada do caminho a opção mais adequada para seu avanço.

Desta forma, a partir deste número o Prof. Celmo oferecerá a todos, em Cartas aos Estudantes e Médicos do Brasil, na sessão de Educação Médica, caminhos de luz para o autoentendimento de como impulsionar a si mesmo para a prática da Medicina cuidadosa e acolhedora com a pessoa.

A Revista Médica de Minas Gerais agradece à Editora Guanabara-Koogan pela autorização da publicação de textos do Prof. Celmo que são de sua propriedade e que certamente serão de grande contribuição para o desenvolvimento da consciência coletiva do que é a Medicina que todos almejam e merecem.

 

Prof. Dr. Enio Roberto Pietra Pedroso
Editor da Revista Médica de Minas Gerais
Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG - Brasil.